Pular para o conteúdo principal

Saúde para o coração humano

 

     A quaresma é o  retiro de quarenta dias na busca pela formação de um coração contrito. Formar um coração contrito não se trata de agir com mero comportamento piedoso com jejuns e sacrifícios, mas de uma opção de vida, que nos chama a dizer sim ao Amor, dizer sim ao Bem, escolhendo seguir a estrada que edifica, que dá a vida, que constrói, que respeita, que não mata, não usurpa, não destrói, não se corrompe, dizendo sim ao projeto de Deus.
 
      O homem é uma das espécies do reino animal, cuja estrutura biológica possui um sistema orgânico que se assemelha à vida de muitas outras espécies, daí talvez a razão do questionamento do salmista (Salmo 8):

4 Quando vejo o céu, obra dos teus dedos, 
a lua e as estrelas que fixaste,
que é o homem, para dele te lembrares,
e um filho de Adão, para vires visitá-lo?.

     É intrigante essa posição do homem no mundo, pois enquanto, as demais espécies para se manterem vivas se alimentam dos frutos da terra, ao homem foi concedida a incrível graça de também se alimentar do Espírito Santo (Ef 2, 1.4-5.8.10): 

5 quando estávamos mortos em nossos delitos,os vivificou juntamente com Cristo - pela graça fostes salvos!
8 e isso não vem de vós, é o dom de Deus;
10 Pois somos criaturas dele, criado em Cristo Jesus para as boas obras que Deus já antes preparara para que nelas andássemos.

     Essa graça é chamada de humanidade pois, diferencia o homem das demais espécie que existem neste universo e gera nele características que o torna semelhante a Deus:

6 E o fizeste pouco menos que um deus,
coroando-o de glória e beleza.
7 Para que domine as obras de tuas mãos
sob seus pés tudo colocaste:  (Salmo 8).

     Para as boas obras fomos criados (Cf. Jo 14,26), para o bem, para viver o amor, este é o caminho da vida,  que faz com que o homem atue sobre a natureza, produzindo fenômenos que que se faz confundir com as próprias obras do Criador, como na missão da Voyager (1) que, atualmente, se mantém em missão exploratória fora do sistema solar, viajando por quase quatro décadas, atravessando todo esse sistema, e ainda assim, de uma distância inimaginável, continua a mandar informações para o homem, servindo seus propósitos.

      Esse fenômeno é único, próprio da espécie humana, decorrente da arte que embeleza o universo, das boas obras da humanidade, característica que diferencia o homem de todas as outras espécies viventes, pois, nenhuma outra seria capaz de feito igual.

     E essa característica que torna o homem quase um deus se dá pela graça do sustento pelo Espírito e não pela criatividade e habilidades intelectuais:

8 Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é o dom de Deus;
9 não vem das obras, para que ninguém se encha de orgulho (Ef. 2, 8-9).

     Portanto, não é pela astúcia, nem pela inteligência, mas pela graça, dom que faz nascer a sagacidade que diviniza o homem diante das demais espécie ao refletir a imagem e semelhança de Deus.

     Mas esse dom não está no universo material, como uma luz vindo do sol para produzir a fotossíntese, ou das gotas de chuva que regam a terra, ela alimenta o homem pelo Amor, e, muitas vezes, o  homem, despreza o alimento do amor para se alimentar das gorduras da cobiça pelas coisas dos outros e acúmulos de bens, dos colesteróis malígnos disfarçados naquele chupa-cabra que furta o sinal da tv por assinatura, ou no crack para liberar o sistema operacional do computador; da obesidade da corrupção, dos alimentos que contém as parasitas da indiferença, da covardia, das bactérias da competição e traições.

     Ao conjuntos desses alimentos maléficos para o coração do homem, que o expõe a um infarto da alma, se deu o nome de pecado. O pecado não é uma regra específica de determinada igreja, mas a ação que caracteriza uma má-conduta que produz dano ao próximo, comportamento contrário ao do dom das boas obras (2). Por isso, é contrário ao Amor, e assumí-lo deliberadamente é o mesmo que dizer não à graça que alimenta o dom da humanidade, e de divino, o homem perde a sua qualidade de humano, e então, se rebaixa ao nível mais inferior de que qualquer outro animal, para se tornar a pior de todas as outras espécies, pois sua conduta destrói e extingue as demais, combate e mata a si próprio e as demais espécies de vida, pondo em risco toda biodiversidade.

     Diante da má-alimentação que coloca em risco o coração do homem, a quaresma torna-se um tempo favorável, que através de um retiro de quarenta dias, como a um spa que tem o propósito de cuidar da saúde, desintoxicando o seu organismo, oferece uma dieta para que ele busque novamente o alimento que revigore o dom de ser humano e retorne à humanidade. Esta dieta é chamada de contrição, e é baseada na prática do bem, no amar e se deixar ser amado, da alegria da vida, que oferece a garantia de restabelecer a saúde psíquica, ou, para muitos, da própria alma, com o vigor capaz de resplandecer a sua vida tão forte, que o torna quase um deus (Cf. Jo 14,12), em cuja arte das suas mãos se diviniza na doce canção que harmoniza o universo das coisas criadas que também é chamada de louvor da criação.

 

1 SIQUEIRA, Etevaldo. Direto da Nasa: testemunho pessoal sobre a Voyager 1

2. O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo. (Catecismo da Igreja Católica - CAT, 1849).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond